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Revista corporativa

[/vc_column_text][vc_column_text]Revista Corporativa, um instrumento da comunicação empresarial[/vc_column_text][vc_empty_space height=”25px”][vc_column_text]

Revista Corporativa – A comunicação é um elemento inerente à vida em sociedade. É uma das capacidades essenciais do ser humano, sem a qual não pode haver qualquer interação e evolução.

Em virtude da Revolução Industrial, surge a necessidade de pensar os processos comunicacionais em um novo panorama, o das corporações.  Hoje, devido à globalização, há ainda um cenário mais complexo. Rápidas mudanças sociais, políticas e econômicas desafiam as empresas e transformam a própria natureza de seu relacionamento com o público. A comunicação organizacional torna-se, portanto, ferramenta indispensável para garantir uma interação transparente e eficaz entre todos.

A comunicação organizacional pode ser entendida como um processo que, a partir do estudo prévio de públicos de interesse para a empresa, elabora estratégias comunicacionais para satisfazer as mais diversas demandas. A comunicação das organizações passou a ser um instrumento mercadológico essencial em um mundo cada vez mais competitivo.

A publicação de revistas corporativas, regulamentadas pela ANATEC e ANER, consiste em uma excelente forma de aprimorar tanto a forma como o conteúdo das mensagens que são transmitidas, levando em conta as particularidades de cada segmento visado. Com a concorrência acirrada, a segmentação da mídia e a introdução exacerbada de novas tecnologias à realidade cotidiana, esse novo instrumento de comunicação vem ganhando destaque no Brasil nos últimos anos. Expoentes no ramo, estão as revistas Mascate e Premium, por exemplo.

Segundo Pedro Renato Eckesrdorff, ex-presidente executivo da ANATEC, esse tipo de revista é feito para fidelizar e cativar um cliente ou interessado em uma marca ou organização. As revistas no meio corporativo vêm trazendo resultados positivos porque oferecem diversidade de assuntos em uma mesma edição, além de conteúdo inteligente e dirigido para um público de interesse especifico. Por meio da revista corporativa, a empresa também interage de uma maneira melhor e mais direta com seus fornecedores e clientes, otimizando os investimentos. Por fim, esse veículo de informação tem um alto valor agregado e demanda pequeno investimento.

O aprimoramento da comunicação organizacional é fato decisivo para a criação de uma revista corporativa. Um bom resultado à organização apenas surgirá se a revista corporativa passar por um minucioso processo de planejamento. Caso contrário, ela será apenas mais um catálogo de produtos.

Apesar de haver aspectos comuns em revistas corporativas de diferentes empresas, é necessário que elas sejam customizadas. Desde o layout, passando pela linguagem, até o conteúdo, tudo deve estar de acordo com a proposta e a necessidade de cada organização. Por fim, a revista precisa ter uma periodicidade para que possa ganhar credibilidade entre seus leitores.

Referências:

https://pt.slideshare.net/ivelisebuarque1/artigo-cientfico-sobre-revistas-corporativas

http://www.bocc.ubi.pt/pag/pessoa-sonia-comunicacao-empresarial-estrategica.pdf

http://www.anatec.org.br/index.php/institucional/1-historia-da-anatec

http://www.aner.org.br/institucional/quem-somos

Por: Rafaella Piragini, para Del Nero Conteúdo com Marketing

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