O parágrafo na produção de conteúdo

Informação em blocos

Ou o parágrafo na produção de conteúdo

 

Hoje, quando se fala em produção de conteúdo, estamos tratando de texto exclusivo para circulação na web ou também para a web.

Todo texto, de algum modo, pode ter sua circulação na web. O parágrafo segue um padrão bastante relacionado aos mecanismos de busca. Vamos tratar da palavra-chave e da extensão das frases e dos parágrafos.

Uma palavra-chave é escolhida para o texto e estará no título. A palavra-chave não precisa ser somente uma palavra, pode ser uma expressão curta.

Escolhida a palavra-chave, ela precisa ser repetida algumas vezes no texto. Não muitas, claro, mas precisa ser o gancho informativo. A leitura na web, em geral, é muito rápida, e precisamos manter a palavra-chave chave como orientação para o leitor em alguns pontos do texto.

Agora, a extensão das frases. Para a web, a melhor frase é a frase curta e na ordem direta. Umas 20 a 25 palavras por frase. O conteúdo pode equilibrar frases mais longas com frases nessa medida. Dá um bom resultado!

A extensão do parágrafo também precisa ser pensada no momento em que o conteúdo é produzido. Parágrafos curtos são muito bons. Se esses parágrafos apresentarem somente um tópico do assunto, melhor ainda.

Para um texto adequado para a web, prefira frases curtas e parágrafos de um só tópico informativo. Para manter o eixo do conteúdo, uma boa palavra-chave e mantenha a informação definida em cada parágrafo. 

Faça o teste do bloco em seu texto: releia cada parágrafo e imagine para cada um deles: daria para tirar esse bloco de texto? qual seria o efeito? Se não der para tirar o bloco, provavelmente ele é realmente um bloco informativo e necessário.

O que mais você gostaria de ler sobre produção de conteúdo? Deixe a sua ideia nos comentários e vamos escrever. ✊

 

Precisa de produção de conteúdo para seu site ou blog?

Ou quer saber mais sobre “O parágrafo na produção de conteúdo?” Fale com a gente.