Projeto ComMúsica

Expedição ComMúsica nas quebradas de São Paulo

 

O Projeto ComMúsica começou com esta ideia, mas não é exatamente uma novidade. Durante pouco mais de um ano, divulgamos músicos de trap do município de Pirituba e as ações foram avançando para um modelo mais amplo e narrativo. A conexão com o audiovisual era a principal necessidade e também a maior dificuldade. Os custos são altos, é preciso ter pessoal qualificado, equipamentos…

O curso de especialização em produção de conteúdo audiovisual para multiplataformas, oferecido pela UFSCar, é um achado para quem quer produzir e buscar compreensão sobre a comunicação transmídia.

Um semestre e o projeto é uma verdadeira expedição audiovisual sobre a música das quebradas. Como em toda expedição, temos um mapa. E nossa história começou com este logo produzido para inspirar e transpirar.

 

 

Ideia para começar

E veio a segunda onda…

 

 

ComMúsica

Ficou feio, sim… Uma porção de críticas dos melhores amigos, aqueles que dizem a verdade, e chegamos a este:

 

 

ComMúsica na Quebrada

Logomarca final

 

Qual é o segredo para a música na quebrada? Se há um segredo, não sabemos, mas a cultura participativa é única para a aprendizagem musical, produção, divulgação e continuidade entre os participantes. Viver a cultura participativa das quebradas é uma das experiências mais originais para entender a economia marginal. Como fazer viver a música, com os recursos que faltam? A pergunta pode parecer estranha, mas é por aí mesmo.

Cultura participativa integra os participantes em “um novo conjunto de regras, que nenhum de nós entende por completo” (JENKINS, 2009, p. 30). A integração entre produtores e consumidores de mídia, faz dos artistas profissionais de mídia, comunicação e marketing. O hip-hop, reggae, trap, samba, rock, punk de periferia estão estabelecendo algumas linhas de atuação para a música e a divulgação. Essa é a veia do nosso projeto.

E a expedição continua. Agora, queremos contar a história ComMúsica nas quebradas de São Paulo.

 

 

Quer entrar para a expedição? Vem para o mapa e vamos ComMúsica tocar e filmar nas quebradas.

 

 

 

Please follow and like us: